MoMA, MET e Louis Armstrong Museum estão entre as atrações culturais que apresentam serviços especiais para brasileiros
A Língua Portuguesa está com tudo em Nova York! No MoMA (The Museum of Modern Art), um dos principais museus do mundo, os turistas agora têm a opção de ouvir o audio guide em português brasileiro, e também nos idiomas inglês, coreano, japonês, alemão, espanhol, mandarim, italiano e francês.
O MoMA disponibiliza o download dos áudios gratuitamente nas categorias “Special Exhibitions”, “Collection”, “Kids” e “Visual Descriptions”, sendo que os três últimos ganharam versão em português do Brasil. O áudio em português está disponível no próprio MoMA. O turista também pode optar por fazer o download no moma.org, no canal iTunes do museu ou pelos aplicativos para iPhone e Android.
Aos apaixonados por arte, outra novidade: o museu ficará aberto todos os dias a partir de 1° de maio. Nos últimos dois anos, o MoMA experimentou abrir às terças, dia em que está normalmente fechado. Desde a expansão que ocorreu em 2004, o número de visitantes praticamente dobrou, de cerca de 1,5 milhão para 3 milhões. O Brasil é o 5º emissor internacional de visitantes ao MoMA, sem contar as diversas obras de artistas brasileiros expostas no museu periodicamente. "NYC continua a oferecer amenidades especiais para o nosso crescente mercado de visitantes brasileiros – por exemplo, alguns de nossos principais museus e atrativos icônicos já estão oferecendo tours em língua portuguesa para acomodar melhor este mercado importante e lucrativo, agora a nossa 2ª maior fonte de visitantes estrangeiros”, disse o CEO da NYC & Company, George Fertitta.
Vale destacar que, em 2012, cerca de 52 milhões de pessoas visitaram Nova York, que gastaram US$ 55,3 bilhões. O número de brasileiros em NYC é o que mais cresce entre os mercados internacionais, um aumento de 447% desde 2006, e chegou a 826 mil em 2012 (segundo previsão oficial da NYC & Company), um recorde de turistas brasileiros na cidade só superado pelos britânicos. Os gastos de brasileiros na cidade foram de cerca de US$ 1,9 bilhão – somos o 3º mercado internacional que faz mais gastos na cidade (atrás apenas do Reino Unido e do Canadá). Até 2015, a cidade pretende receber 55 milhões de visitantes do mundo inteiro, que gerariam um impacto econômico de US$ 70 bilhões.
Outros locais preparados para os brasileiros
No site do MET (The Metropolitan Museum of Art) são disponibilizados novos áudios em português para download todas as terças, quintas e sextas-feiras, e nesses dias também são realizados os highlight tours no museu. Além disso, pode-se obter assistência em português no Balcão de Informações, situado no Saguão Principal. Para saber mais, acesse: metmuseum.org/events/programs/tours/museum-highlights-portuguese. No Louis Armstrong House Museum, museu sobre a vida e contribuição do famoso trompetista e cantor Louis Armstrong, já é possível fazer o tour em Português, desde o dia 1º de março deste ano, todas as sextas-feiras. Para saber mais, acesse: louisarmstronghouse.org. Tour no ônibus double decker também pode ser ouvido em português / Crédito: NYC & Company
Uma das atividades mais procuradas por turistas, o New York Sightseeing, passeio pela cidade de NYC feito com o famoso ônibus double decker, também oferece tours em português. Para saber mais, acesse: newyorksightseeing.com/tourpage.php?item=FLCL.
Hora das compras
O português também está presente de várias formas para os brasileiros clientes das principais lojas em NYC: a Macy’s, maior loja de departamento do mundo, criou em seu site um serviço de remessas para o Brasil, e o preço já vem calculado em reais; a Bloomingdale’s possui este mesmo serviço, além de atendentes que falam português nas lojas, diferencial presente também na Saks, Burberry, Tiffany & Co. e Century21, e outras lojas na badalada 5ª Avenida.
0 comments: