COMO ESCOLHER A MALA CERTA




Cada tipo de viagem pede um tipo de mala. O que vai determinar isso são vários fatores: duração da estadia, clima no destino, nossa capacidade de organização e desapego e, o mais importante, as leis e regras das companhias de transporte. Independentemente de marca e estilo, o que está em jogo nessa hora são as dimensões e o peso da mala.
Se o voo tem como origem e destino o Brasil, cada passageiro da classe econômica tem direito a levar – e trazer de volta – gratuitamente 2 malas de 32kg. Isso vale para as companhias aéreas mais conhecidas que fazem o trajeto. Além disso, é permitido levar também uma mala de cabine (ou de mão) cujo peso máximo aceito varia de 5 a 12kg dependendo da companhia.  Mais a sua bolsa do dia a dia.
Para voos internos na Europa cada passageiro da classe econômica tem direito a despachar gratuitamente 1 mala de 23kg.

Essa regra se aplica às companhias que não são low cost. Para essas (Easyjet, Ryanair etc), toda bagagem despachada até o limite de peso de 32kg por passageiro é paga. Cada passageiro tem o direito de levar gratuitamente uma mala de cabine nas dimensões 50 x 40 x 20cm. Em certos casos não é permitido levar a mala de cabine mais uma bolsa do dia a dia.
Isso quer dizer que se você pretende fazer viagens de avião dentro da Europa é bom pensar bem no tamanho da mala que pretende trazer.




Viagem de trem
 

Para viagens de trem tanto dentro da França quanto para outros países, são permitidas 2 malas de 32kg mais a bagagem de mão. Porém, como é o próprio passageiro que vai subir e descer do trem com a bagagem, o melhor é viajar com poucos e leves volumes. Além disso são poucos locais reservados para se guardar a bagagem.
Para viagens de Eurostar (Paris-Londres) são permitidas 2 malas de 23kg mais a bagagem de mão.





0 comments: